Adicional de R$ 50 no Bolsa Família para Gestantes e Jovens de 7 a 18 anos: Saiba como Receber!

A partir de junho, as mulheres gestantes e jovens entre 7 e 18 anos que fazem parte do programa Bolsa Família receberão um adicional de R$ 50, chamado Variável Familiar. Esse benefício será acumulativo e sem limite de beneficiários por família, o que pode aumentar o repasse para muitas famílias.

Quem está elegível para esse adicional?

Além das gestantes e jovens entre 7 e 18 anos, famílias com cinco ou mais pessoas também poderão se beneficiar das novas regras. Famílias menores, contudo, não serão afetadas pela mudança.

Atualizações no Cadastro Único e pente-fino

Os beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) continuarão passando pela averiguação cadastral até dezembro deste ano, com bloqueios sendo realizados pelo governo mesmo em junho. Para não perder o Bolsa Família de forma definitiva, é necessário que o segurado vá ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar a averiguação do Cadastro Único.

Desbloqueio do cadastro e repasse retroativo

Aqueles que conseguirem realizar o recadastramento no CRAS poderão receber o valor retroativo referente às parcelas que ficaram retidas durante o bloqueio. Isso inclui as parcelas do adicional Variável Familiar para gestantes e jovens entre 7 e 18 anos.

Repasse do Bolsa Família em abril e calendário

Mais de 1,2 milhão de brasileiros tiveram seu Cadastro Único bloqueado em abril, perdendo acesso temporário ao Bolsa Família. Eles têm até junho (60 dias) para realizar o desbloqueio do cadastro e retornar à folha de pagamento do programa. O repasse do benefício segue normalmente, de acordo com o calendário oficial da Caixa Econômica Federal.