Aeroporto Santos Dumont: Redução de Voos e Novos Destinos Visam Equilibrar Tráfego no Rio de Janeiro
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O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou a intenção do governo federal em planejar diversas mudanças para os aeroportos cariocas, Aeroporto Santos Dumont e Aeroporto Internacional do Galeão. Dentre as modificações, está a proposta de redução no número de voos no aeroporto Santos Dumont e um novo destino variável para as companhias aéreas. A iniciativa tem como principal objetivo tentar equilibrar a distribuição de passageiros e voos entre os dois aeroportos do Rio de Janeiro.
A discussão acerca das melhorias nos aeroportos cariocas envolve tanto o governo federal quanto o governo do Rio, liderado pelo governador Claudio Castro e o prefeito Eduardo Paes. Nos próximos 15 dias, uma nova reunião será realizada para alinhar as propostas e possíveis alterações a serem implementadas nos dois aeroportos.
Qual é a proposta do governo do estado e da prefeitura?
A proposta apresentada por Claudio Castro e Eduardo Paes defende que os voos do Aeroporto Santos Dumont sejam limitados apenas nos trajetos entre Rio de Janeiro, São Paulo (Congonhas) e Brasília, com o objetivo de impulsionar o aumento de voos domésticos e internacionais no Aeroporto do Galeão. No entanto, essa ideia não foi completamente aceita pelo governo federal, gerando divergências entre as partes envolvidas.
Como será a redistribuição dos voos?
As mudanças no tráfego de voos entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão serão realizadas de maneira gradual, evitando que os passageiros sofram grandes impactos em suas rotinas de viagens. O ministro Tarcísio Gomes de Freitas afirmou que, para o governo federal, o foco principal é garantir o aumento do número de passageiros no Galeão, sem causar transtornos no Santos Dumont.
Quais os desafios enfrentados pelos aeroportos cariocas?
A situação atual entre os dois principais aeroportos do Rio de Janeiro apresenta um desequilíbrio significativo. Enquanto o Aeroporto Internacional Tom Jobim, também conhecido como Galeão, está perdendo cada vez mais passageiros, o Aeroporto Santos Dumont opera no limite de sua capacidade. Esse cenário causa atrasos frequentes e longas filas, prejudicando os viajantes.
Além disso, há um debate em andamento sobre a concessão do Galeão e a possibilidade de licitação do Santos Dumont à iniciativa privada. O governo federal acredita que a Infraero, estatal responsável pela administração do Santos Dumont, deve assumir provisoriamente a responsabilidade sobre o Galeão caso a concessionária Changi decida devolver a concessão, como já sinalizou interesse.
Diante desses desafios, as autoridades envolvidas buscam alcançar um consenso que beneficie tanto os passageiros quanto os aeroportos, melhorando o transporte aéreo carioca e contribuindo para o desenvolvimento da região.