Lula enfrenta protestos da extrema direita em Portugal e promete Brasil ‘grande e importante

Em sua recente visita a Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou um cenário um pouco diferente do que estava acostumado: deputados da extrema direita portuguesa realizaram protestos contra sua presença durante o evento que marcou a celebração da “Revolução dos Cravos”. Essa atitude chamou a atenção de diversos jornais europeus, que repercutiram o ocorrido.

Como foram os protestos durante o discurso de Lula?

Os deputados da extrema direita portuguesa não pouparam esforços para mostrar seu descontentamento com a visita de Lula ao país. Durante seu discurso, os parlamentares exibiram cartazes com mensagens como “Basta de corrupção”, além de gestos e gritos contra o ex-presidente brasileiro. Esses manifestantes afirmaram que a presença de Lula na celebração do 25 de abril era um “erro tremendo”.

Apesar disso, o presidente Lula também recebeu diversas manifestações de apoio durante seu discurso. Ao final de sua fala, ele foi aplaudido e pediu desculpas ao parlamento pelo que havia acontecido mais cedo.

O que pensa a imprensa europeia sobre o caso?

Jornais de Portugal e da Espanha deram destaque aos protestos ocorridos durante a visita de Lula. O jornal português Público relatou as manifestações feitas pelos deputados da oposição, enquanto o Diário de Notícias mencionou também os protestos realizados pelo partido Chega e brasileiros do Movimento Brasil Portugal, que entoavam coros como “Lula, ladrão, o teu lugar é na prisão” e “Tolerância Zero à Corrupção”.

Já o jornal Expresso relatou a “alta tensão” dentro do parlamento português na manhã em questão e pontuou que o Chega havia prometido a “maior manifestação de sempre” contra Lula em frente à Assembleia da República portuguesa.

Os periódicos espanhóis El País e DW Español também repercutiram os atos ocorridos em Portugal, destacando que Lula foi recebido tanto por aplausos quanto por protestos durante sua visita ao país. No El País, Lula foi descrito como um símbolo, “para o bem ou para o mal”, e mencionou que o presidente havia classificado as manifestações como uma “cena ridícula”.

Qual foi a fala de Lula durante o Fórum Empresarial Portugal-Brasil?

O portal de notícias português RTP destacou a participação de Lula no Fórum Empresarial Portugal-Brasil, onde ele afirmou que o “Brasil está pronto para voltar a ser um país grande e importante”. Essa mensagem reforça a ideia de que, apesar dos protestos da extrema direita, Lula está focado em trabalhar pelo crescimento e desenvolvimento do Brasil.