Redução das filas do INSS depende de mais recursos, afirma ministro da Previdência Social

A fila de concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem sido motivo de preocupação para muitos. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou recentemente que, para conseguir zerar essa fila até o final de 2023, é necessário garantir mais recursos e conceder até 900 mil benefícios a mais do que o previsto. Mas como esse aumento de recursos pode ser utilizado na prática, e quais são os desafios enfrentados pela Previdência Social para reduzir as filas?

O encontro com o ministro da Fazenda e a solicitação de suplementação orçamentária

Em busca de soluções, Lupi reuniu-se com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, solicitando verbas por meio de suplementação orçamentária, ou seja, o remanejamento de recursos. A intenção é garantir a concessão de aposentadorias, auxílios e pensões para a população.

Entretanto, o ministro da Previdência explicou que ainda não é possível prever o impacto dos benefícios adicionais no Orçamento. Além de o valor dos benefícios variar, é necessário avaliar o peso de cada benefício na fila.

A falta de médicos peritos e seu impacto na fila do INSS

Um dos problemas enfrentados pelo sistema previdenciário é a carência de médicos peritos. Atualmente, o país conta com aproximadamente 3,5 mil profissionais nessa área, número insuficiente para atender a demanda.

Essa escassez de médicos peritos contribui para o agravamento das filas, visto que muitos beneficiários precisam passar por perícia médica antes da concessão de benefícios como a aposentadoria por invalidez.

A meta de zerar a fila até o fim do ano e as soluções propostas

Apesar dos desafios, o ministro da Previdência reiterou que a meta é zerar a fila do INSS até o fim de 2023. A promessa é de que todos os beneficiários terão seus processos de solicitação de benefícios analisados em até 45 dias, prazo tradicional para a análise do INSS.

Para alcançar essa meta, a concessão de recursos adicionais e a contratação de mais médicos peritos são pontos fundamentais a serem trabalhados. Manter a sociedade informada sobre o progresso e as medidas tomadas para melhorar o sistema previdenciário torna-se importante para garantir a confiança da população no processo.