Deputada Carla Zambelli enfrenta acusações de fraude em prestação de contas eleitoral: saiba mais!

A deputada federal Carla Zambelli, do PL de São Paulo, está envolvida em um caso de possíveis indícios de fraude em sua prestação de contas entregue à Justiça Eleitoral. Documentos apresentados pela parlamentar comprovam serviços que, segundo um comerciante do interior paulista, nunca foram realizados em sua campanha eleitoral. Além disso, sua assinatura foi flagrantemente falsificada. Essa situação pode levar Carla Zambelli a responder a um processo criminal e até mesmo à perda de seu mandato.

O nome do comerciante é Roberto Habermann, morador de Ribeirão Preto, São Paulo, que alega jamais ter trabalhado na campanha de Zambelli. A relação entre a deputada e Habermann se deu por conta de sua doação e prestação de serviços no valor de R$ 870, porém, ele nega veementemente qualquer vínculo com a campanha e desconhece o uso de sua assinatura nos documentos entregues à Justiça Eleitoral.

O que diz a defesa de Zambelli?

Em nota, a assessoria da deputada Carla Zambelli não respondeu aos questionamentos sobre a falsificação da assinatura. O gabinete se limitou a dizer que os contratos “foram preenchidos e assinados pelos próprios voluntários, no momento das ações”. A assessoria alega que Roberto Habermann participou de um evento com a presença de Zambelli, no dia 2 de setembro do ano passado, “ocasião em que foram prestados serviços voluntários de campanha”. Entretanto, o termo de prestação de serviço informa que Roberto teria desempenhado um trabalho voluntário pelo período de 29 dias, a partir do dia 2, o que ele garante não ter ocorrido.

Quais são as consequências para a deputada?

Caso se comprove a fraude e o uso indevido de informações, Carla Zambelli pode ser processada e enquadrada em um artigo do Código Eleitoral que prevê pena de até cinco anos de prisão para quem insere em documentos públicos declaração falsa para fins eleitorais. Se condenada, pode perder o mandato e ficar inelegível.

Qual é o histórico de Zambelli na política?

Carla Zambelli é uma das mais conhecidas faces do bolsonarismo. Foi eleita deputada federal pela primeira vez em 2018, na mesma onda que levou Jair Bolsonaro à Presidência da República. Ao longo dos quatro anos que se seguiram, foi uma das mais histriônicas apoiadoras do governo e se destacou como líder das alas mais radicais da base bolsonarista. Investigada no inquérito das fake news, em curso no Supremo Tribunal Federal, já chegou a ter suas contas nas redes sociais suspensas por propagar informações falsas.

Diante desse cenário, resta aguardar os desdobramentos da investigação e verificar se as acusações de fraude na prestação de contas eleitorais de Zambelli serão esclarecidas e quais serão as consequências para a parlamentar.