Insatisfação na Base do Governo Lula com Secom Aumenta e Parlamentares Cobram Mudanças

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) tem sido alvo de críticas por parte de aliados do governo Lula nas últimas semanas. A insatisfação se intensificou após a divulgação do podcast feito pelo presidente da República, no qual a comunicação foi considerada inadequada. Agora, os parlamentares prometem um posicionamento mais firme em relação ao trabalho desenvolvido por Paulo Pimenta, que ocupa o cargo de ministro da Secom.

André Janones (Avante-MG), deputado federal, simbolizou a indignação pelo desempenho do setor. Após discussões internas, ficou decidido que mudanças precisariam ser implementadas e que ambos os lados precisariam ceder. Por um lado, Pimenta se comprometeu a manter a base governista informada sobre as ações do governo e a narrativa a ser adotada. Por outro, os congressistas prometeram não exigir publicamente um estilo “menos institucional” na comunicação.

Repercussão negativa do podcast do presidente Lula

Entretanto, o lançamento do podcast do presidente Lula não agradou os aliados do governo. De acordo com o blog O Cafezinho, houve reclamações quanto à falta de informações e ao fato de os parlamentares terem sido informados sobre a iniciativa apenas na véspera. Membros da base governista confirmaram a insatisfação e afirmaram que cobrarão uma posição mais firme de Pimenta em relação à comunicação.

O que os parlamentares esperam do ministro Paulo Pimenta?

Segundo um deputado aliado do Planalto, é fundamental que todos estejam alinhados e possam divulgar e comentar ações como o lançamento do podcast. “Não dá para bater cabeça na comunicação”, afirmou. Outro parlamentar acrescentou que, se a coordenação não melhorar, a situação ficará insustentável. Os aliados esperam mudanças concretas e prometem ser mais incisivos em suas cobranças, se necessário.

Quais serão os próximos passos na questão da comunicação do governo?

A princípio, a cobrança será feita internamente, entre os parlamentares e o ministro Paulo Pimenta. Caso percebam que a reunião não surtiu efeito, pretendem procurar o presidente Lula diretamente e até mesmo fazer críticas públicas. Resta saber se as mudanças esperadas na comunicação do governo serão implementadas a tempo de evitar um desgaste ainda maior entre os aliados.