Presidente Lula cancela jantar com príncipe saudita em Paris

O presidente Lula decidiu retirar de sua agenda em Paris um jantar que teria com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, nesta sexta-feira, 23 de junho. O príncipe Salman foi responsável pelo envio de um kit de joias em diamantes ao ex-presidente Jair Bolsonaro e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O jantar seria oferecido a Lula e sua esposa Janja e aconteceria na residência oficial da Arábia Saudita na França.

Segundo a assessoria presidencial, a mudança na agenda ocorreu em razão da agenda “pesada” de Lula nos últimos dias na Europa. O presidente chegou a Roma na terça-feira, 20 de junho, onde se encontrou com o papa Francisco e passou dois dias em Paris. Nesta sexta-feira, 23 de junho, ele participou de uma cúpula que discutiu um novo pacto financeiro global e teve uma reunião de trabalho com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Por que Lula cancelou o encontro com o príncipe saudita?

Nos bastidores, a avaliação do Palácio do Planalto é que o encontro entre Lula e o príncipe saudita não seria benéfico devido à polêmica envolvendo as joias entregues a Michelle Bolsonaro. Avaliados em mais de R$ 5 milhões, os itens de luxo foram apreendidos depois que um assessor do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, tentou entrar no Brasil sem declará-los à Receita Federal, o que é ilegal.

O que aconteceu com as joias?

As joias de diamantes enviadas pelo príncipe saudita a Bolsonaro e sua esposa foram apreendidas pela Receita Federal após serem transportadas sem a devida declaração. A polêmica envolvendo esses presentes de alto valor gerou questionamentos sobre a ética e a legalidade da situação, além de deixar uma mácula na imagem do então presidente Jair Bolsonaro e do príncipe Mohammed bin Salman.

Quais são os próximos passos de Lula na Europa?

Após o encontro com o papa Francisco e o presidente francês Emmanuel Macron, Lula seguirá sua agenda na Europa, participando de eventos e reuniões que buscam fortalecer as relações diplomáticas do Brasil com o continente. O presidente demonstra interesse em estreitar laços com outras nações e buscar parcerias que possam trazer benefícios para o país em áreas como economia, educação, saúde e meio ambiente.