Petrobras Convoca Mais de 2 Mil Aprovados e Anuncia Concurso com Foco em Diversidade e Inclusão

Em uma reunião realizada nesta segunda-feira, a Petrobras decidiu dar um passo significativo ao convocar 2.170 aprovados em dois concursos nacionais (nível superior e técnico) que até então estavam no cadastro de reserva. Além disso, a companhia anunciou que até o final do ano será aberto um novo processo seletivo público de nível técnico, que ofertará 458 novas vagas.

“Estamos admitindo 100% desses dois cadastros de reserva. Em breve, mais de 2 mil pessoas realizarão o sonho de ser Petrobras”, afirmou empolgado o presidente da companhia, Jean Paul Prates.

Quem São Os Novos Convocados?

O concurso de nível superior, realizado em 2021, resultará em um adicional de 1.350 novos empregados para a Petrobras. Este grupo é formado principalmente por engenheiros, analistas de sistemas, cientistas de dados, administradores, economistas, geólogos e geofísicos. Já as 820 novas admissões que vêm do concurso de nível técnico realizado em 2023 serão alocadas na produção do Campo de Búzios e no Refino.

O Que Esperar do Novo Concurso?

Com a nova previsão de abertura de concurso para o final do ano, a Petrobras planeja ofertar 458 vagas de nível técnico. De acordo com o edital, 20% dessas vagas serão reservadas para candidatos negros, enquanto outros 20% serão destinados a candidatos PcD (Pessoas com Deficiência), valor que supera os 5% exigidos pela legislação atual.

A Diversidade na Petrobras

Em tempos onde a diversidade é tão discutida, a Petrobras não fica atrás. “Vivências plurais são motores para consolidarmos a Petrobras como um ambiente inclusivo e que abraça as diferenças como uma oportunidade de crescimento”, declarou a diretora de Assuntos Corporativos, Clarice Coppetti. Prova disso é a cota para negros e PcD que será aplicada no próximo concurso, refletindo a preocupação da empresa em criar um ambiente de trabalho cada vez mais diverso.