Governador anuncia convocação de policiais da reserva e reforço inédito na frota para impulsionar segurança pública

O cenário da segurança pública passará por uma significativa transformação nos próximos dias. Isso porque o governo do estado planeja convocar reservistas e reformar a frota para garantir mais efetividade ao setor. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou que irá convocar 550 policiais da reserva e 150 bombeiros para atuar em serviços administrativos. Além disso, será feita uma entrega de novas viaturas para as Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs) da Polícia Militar.

O edital sobre a convocação deve ser publicado até a próxima quinta-feira (9). Com essas ações, o governador espera auxiliar no fortalecimento da segurança nos pontos estratégicos do estado e otimizar o uso dos policiais da ativa em missões, ao invés de tarefas administrativas.

Como funcionará o processo de convocação dos policiais da reserva e bombeiros?

Para os 550 policiais da reserva e 150 bombeiros que serão convocados, haverá um processo rigoroso a ser seguido. Após a publicação do edital no Diário Oficial, os interessados precisarão apresentar documentos, realizar exames e passar por uma atualização de formação para as novas funções que assumirão.

Qual o papel dos policiais da ativa na nova estratégia?

De acordo com o governador, os policiais da ativa que atualmente desempenham funções administrativas serão realocados para atuar em missões estratégicas. “As pessoas que estão assumindo cargos de motoristas, administradores, vão nos ajudar na estratégia da ativa. Ocupam hoje lugares importantes em funções administrativas e irão para as ruas”, explicou.

Qual é o novo reforço para a frota da Polícia Militar?

Um dos principais pontos anunciados pelo governo foi a entrada de 84 novas viaturas para reforçar a frota da Polícia Militar. São 27 veículos semiblindados modelo GM Trailblazer e outras seis viaturas que já estão em atuação na Rondesp Meio Oeste, totalizando 90 novos veículos. Além disso, foram adicionadas à frota 57 caminhonetes modelo GM S10, que foram alugadas. O investimento total foi de R$ 9 milhões.

Com essas novas estratégias do governo do estado, a esperança é de que a segurança pública ganhe maior agilidade e efetividade no atendimento, trazendo maior segurança e conforto à população.