Ampliação expressiva de vagas para Cadetes na Polícia Militar e Bombeiros no Paraná

O Governo do Estado do Paraná anunciou nesta última semana uma significativa ampliação no número de vagas para os cargos de Cadete da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e do Corpo de Bombeiros do Paraná (CBMPR). O aumento foi registrado nos editais que estão em andamento, e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 23 de agosto de 2023.

Esta decisão resulta em um incremento expressivo para a Polícia Militar, que terá suas vagas ampliadas de 50 para 73, e para o Corpo de Bombeiros que viu o número de vagas dobrar, saltando de 10 para 20. Estas ações demonstram um forte comprometimento do governo estadual com o fortalecimento e ampliação das forças de segurança.

Como será o processo seletivo?

O processo seletivo será conduzido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e as avaliações serão realizadas em duas etapas, sendo uma de caráter eliminatório e outra classificatório. Além disso, serão aplicadas Provas de Habilidades Específicas no âmbito das duas instituições.

Quais os requisitos necessários para inscrição?

De acordo com a lei estadual 1.943/1954, que estabelece os critérios de ingresso nas forças de segurança do Paraná, os interessados devem possuir no máximo 30 anos no momento da inscrição, terem concluído o ensino médio e apresentarem regularidade com o serviço militar e com o Tribunal Regional Eleitoral.

Quais as perspectivas após a contratação?

Após serem aprovados, os candidatos passarão três anos na Academia Policial Militar do Guatupê, localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde realizarão o Curso de Formação de Oficiais. As expectativas são altas, e o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, afirma que a contratação dos novos policiais e bombeiros militares vai reforçar ainda mais a segurança no Estado.

Vale destacar as atribuições dos novos oficiais. Na Polícia Militar, serão responsáveis pelo planejamento de ações e operações da corporação, desenvolvendo procedimentos administrativos em gestão operacional de equipes policiais e aplicações de policiamento no âmbito da segurança pública. Como Oficiais Bombeiros Militares, atuarão no comando, gestão, coordenação e fiscalização do efetivo empregado nas atividades de resgate, salvamento, busca de pessoas e bens, prevenção a incêndio e Defesa Civil, além de desenvolver atividades relacionadas às práticas jurídicas e administrativas da corporação.