Wellington Dias na linha de frente para proteger o Bolsa Família e seu cargo no governo Lula

Em um recente movimento para proteger o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, de perder o seu cargo, aliados têm divulgado resultados de uma pesquisa que colocam o Bolsa Família em destaque. A pesquisa Genial/Quaest, divulgada no dia 16 de agosto de 2023, mostra que entre as notícias do governo, a que foi mais bem avaliada pelo público foi o aumento do valor do Bolsa Família para R$ 600, com um adicional de R$ 150 por criança de até seis anos.

Os aliados de Dias têm trabalhado para que essa informação seja fortemente levada ao presidente Lula. Tem-se discutido na “central de fritura palaciana” que o Bolsa Família não tem apresentado os resultados esperados pelo mandatário, o que pode levar a uma possível divisão do Ministério do Desenvolvimento Social.

Resultados da pesquisa Genial/Quaest e a visão do público sobre o Bolsa Família

É interessante notar que, de acordo com a referida pesquisa, 9% dos entrevistados citam o Bolsa Família, na sua forma atual, como a “notícia mais positiva” do governo Lula. Outras notícias bem avaliadas foram a diminuição dos preços (8%), a proteção da Amazônia e dos povos indígenas (4%) e o lançamento do novo Minha Casa, Minha Vida (3%).

A pesquisa foi realizada de maneira presencial entre os dias 10 e 14 de agosto de 2023

A pesquisa, que aconteceu entre os dias 10 e 14 de agosto de 2023, ouviu 2029 pessoas, todas com 16 anos ou mais. Com uma margem de erro de 2.2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%, o levantamento foi realizado de maneira presencial, trazendo assim uma amostra bastante representativa da população.

Como esses resultados impactam a posição de Wellington Dias?

Apesar das controvérsias, o apoio ao Bolsa Família poderia funcionar como um escudo para proteger Wellington Dias de mudanças em seu cargo. O programa social é bastante popular entre a população, o que torna a possibilidade de uma divisão do ministério uma discussão delicada. Como resultado, a divulgação desses dados em Brasília parece ser uma estratégia para enfatizar o valor do trabalho de Dias à frente do Ministério.