Acelerando o Consumo de Peixe no Brasil: Semana do Pescado em Foco!

A 20ª edição da Semana do Pescado, que já acompanha e estimula o crescimento do consumo de pescado entre os brasileiros, chega com intuito de ampliar ainda mais esta iniciação. Desde o início do evento, em 2004, registrou-se um aumento de 65% no consumo per capita, passando de 6,5 quilos para 10 quilos anuais.

A iniciativa, que começou com o Ministério da Pesca e atualmente é organizada pelo setor privado, estendeu-se ao longo de duas décadas, ressaltando sua relevância para o setor pesqueiro. A edição deste ano promete alcançar cada vez mais municípios do Brasil, pautando o consumo de pescado na rotina brasileira, seja em grandes capitais ou no interior do país.

Por que a descentralização é importante para a Semana do Pescado?

A estratégia de descentralização, que vem sendo implementada nos últimos anos, visa alcançar consumidores potenciais que ainda não consomem pescado devido à falta de pontos de venda próximos. A ideia é permitir que o pescado chegue a lugares onde antes não chegava, estimulando o agronegócio em pequenas cidades e democratizando o acesso a este tipo de alimento.

Para superar a antiga barreira do acesso aos produtos provenientes da pesca, houve ampliação do número de pontos de venda nas cidades. Outro fator que pode impulsionar o consumo de pescado é a capacidade de mobilização de toda a cadeia produtiva, desde a pesca artesanal até a rede de supermercados – que já conta com cerca de 94 mil lojas por todo o Brasil, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Quais são os desafios e as perspectivas para o consumo de pescado no Brasil?

Um dos desafios para o aumento do consumo é a falta de conhecimento do consumidor na hora da compra, muitos não sabem distinguir as espécies ou identificar peixes bons para consumo. Para superar tal entrave, o evento pretende ampliar o acesso a informações sobre qualidade, indicando como escolher os melhores peixes.

Além disso, o crescimento no consumo também reflete positivamente na economia, acelerando o ritmo de produção. Contudo, ainda há um déficit no equilíbrio comercial do setor. Em 2022, o Brasil importou US$ 1,4 bilhão em pescado, contra apenas US$ 300 milhões exportados.

Qual é o impacto da Semana do Pescado na economia brasileira?

Com um Produto Interno Bruto (PIB) da aquicultura e da pesca de R$ 25 bilhões estimado pela Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), a Semana do Pescado tem grande potencial de impacto econômico. É uma oportunidade para dar visibilidade a uma cadeia produtiva que envolve mais de um milhão de pescadores, 300 mil aquicultores e gera 16 mil empregos diretos na indústria.

A expectativa é que eventos como esses ajudem a alavancar o consumo de pescado ao longo do ano, saindo do pico registrado na Semana Santa, entre março e abril, que atualmente corresponde ao período de maior consumo de peixe no Brasil.