Presidente Lula destaca São Bernardo como prioridade e apoia pré-candidato do PT à Prefeitura

Na tarde de quinta-feira, o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontrou com o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira. Além de Teixeira, Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo e atual ministro do Trabalho, também fez-se presente na reunião em Brasília.

Este encontro traz à tona a preocupação do PT em relação ao futuro da cidade. Segundo Luiz Fernando Teixeira, a reunião teve como foco principal discutir medidas para recuperar o município, diante das atuais circunstâncias socioeconômicas.

A conversa com o Presidente

“O presidente Lula definiu São Bernardo como uma de suas prioridades devido à sua grave preocupação com o caminho que a cidade atualmente segue. A saída de muitas indústrias, o aumento do desemprego e o crescimento no número de moradores em situação de rua são questões que o presidente tem em mente”, compartilhou Teixeira. Ele também destacou a atenção dada por Lula à saúde da cidade, um setor que enfrenta um momento crítico.

PT e São Bernardo: uma longa história

O Partido dos Trabalhadores tem uma longa conexão com São Bernardo, tendo administrado a cidade três vezes: uma vez com Maurício Soares (1989-1992) e duas com Luiz Marinho (2009-2016). Este também foi o berço da carreira política de Lula, onde ele ficou conhecido como o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e viveu por muitos anos.

O papel de Luiz Fernando na próxima campanha

O encontro serviu para dissipar rumores de que Lula não se envolveria completamente na futura campanha de Luiz Fernando, devido à falta de origem sindical do candidato. Fernandes será o primeiro candidato não sindicalista a concorrer à prefeitura pelo PT.

“O presidente Lula se mostrou totalmente a favor do nosso projeto e, se conseguirmos recuperar São Bernardo, ele se comprometeu a nos ajudar a governar a cidade. Conversamos sobre o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), as obras que São Bernardo recebeu durante seu mandato como presidente e o ministro Marinho como prefeito”, disse Fernando.

Fernando também fez um encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foi discutido o cenário econômico nacional e como a melhora dos indicadores poderia beneficiar São Bernardo, caso haja um alinhamento político com o governo federal.