INSS elimina necessidade de perícia médica para concessão de benefícios selecionados: entenda!

Grande novidade para aqueles que precisam usufruir dos benefícios dados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O órgão anunciou recentemente o cancelamento das perícias médicas para a aprovação de alguns benefícios. A medida visa trazer mais facilidade para os brasileiros no processo de solicitação.

O INSS é amplamente reconhecido por disponibilizar uma série de benefícios para cidadãos em situações específicas como aposentadoria, auxílio doença, Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros. Porém, até então, para ter acesso a alguns desses benefícios, era exigido uma aprovação em perícia médica.

Benefícios afetados pela mudança

Agora em 2023, a história mudou. Na busca contínua da administração pública para oferecer serviços mais eficientes e menos burocráticos, o requerimento de aprovação pela perícia médica do INSS foi eliminado para alguns benefícios. Entre eles, destaca-se o BPC e o auxílio doença.

De que forma a perícia médica era um obstáculo?

A realização da perícia médica, em muitos casos, significava um desafio para os beneficiários. Agendamentos complicados, filas e tempo de espera eram problemas frequentes. Além disso, a exigência representava um passo a mais na conquista do benefício desejado, tornando o processo mais demorado.

Como conseguir o benefício sem a perícia médica?

Seguindo o novo processo, o cidadão que precisa do auxílio doença não precisa mais marcar um horário em um centro de saúde do INSS para que um médico do órgão autorize a continuação do processo. Agora, basta ter em mãos o laudo médico que comprove a lesão ou causa do problema. Esse documento, prescrito pelo médico que fez o diagnóstico, será suficiente para aprovar o benefício e garantir que o valor seja depositado na conta do beneficiário.