Governo Federal atua prontamente em situações de desastre, garante Ministro da Secom

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, recentemente se pronunciou sobre a atuação do Governo Federal em situações de desastres naturais. De acordo com o ministro, o governo federal “age por demanda” nesses casos. A declaração foi feita no contexto da ajuda federal enviada ao Rio Grande do Sul, estado natal de Pimenta, que sofreu com fortes chuvas e enchentes em setembro de 2023.

As ações do Governo Federal, segundo Pimenta, acontecem imediatamente após a solicitação por parte dos estados. No caso do Rio Grande do Sul, a ajuda foi enviada logo depois dos primeiros sinais do desastre causado por um ciclone extratropical. Medidas como a liberação de botes salva-vidas pelas Forças Armadas foram realizadas de imediato.

Governo age por demanda, diz Ministro

O ministro Pimenta enfatizou que a atuação do Governo Federal nesse tipo de situação ocorre “por demanda” ou “por provocação”. De acordo com ele, assim que foram solicitados botes salva-vidas, por exemplo, o pedido foi imediatamente atendido. Os botes estavam à disposição no Batalhão de Engenharia de São Gabriel e foram entregues em menos de 24 horas após a solicitação.

Além disso, Pimenta destacou que o Governo Federal reconheceu rapidamente – em menos de 48 horas – 73 pedidos de situação de emergência de municípios atingidos pelas chuvas. Recursos para o auxílio abrigamento e para a compra de material de limpeza também foram agilmente disponibilizados.

Alimentação e outros apoios pelo Governo Federal

Houve também a solicitação de apoio com alimentação. Nesse caso, o Ministro Pimenta relatou que foram liberadas 20.000 cestas básicas. As primeiras 5.000 chegaram no dia 10 de setembro de 2023, uma semana após o início do desastre.

Para ilustrar a agilidade do Governo Federal em responder às demandas, o Ministro citou o exemplo do pedido para deslocamento de helicópteros à região feito pelo governador do Rio Grande do Sul. Segundo Pimenta, o pedido foi atendido imediatamente e resultou na disponibilização de aeronaves da Polícia Rodoviária Federal, Marinha e Exército.