SEGREDOS para viajar barato: confira como economizar em viagens!

Visitar novos lugares, explorar culturas, conhecer pessoas e degustar diferentes culinárias são experiências que estão na lista de apetites de muitas pessoas. Para quem quer começar os preparativos, esse é um bom momento para começar a se organizar. Embora a inflação tenha afetado o turismo, ainda é possível viajar sem gastar muito dinheiro. Confira a seguir as dicas para viajar barato!

Dicas gerais para viajar gastando menos:

Quem tem o hábito de pesquisar passagens aéreas baratas na internet sabe que não é impossível fazer a viagem dos sonhos economizando dinheiro.

A decisão de quando viajar ou a melhor época para viajar influenciará na maioria das despesas. Devido à diferença de preço entre alta e baixa temporada.

Além disso, escolher o destino ideal e planejar tudo adiciona à lista dos elementos mais importantes que tornarão sua viagem mais confortável.

Mas ao contrário do que muitos pensam, para viajar barato não é preciso apenas escolher destinos menos turísticos ou viajar na baixa temporada.

Os pontos de partida são organizar o orçamento disponível, saber escolher os lugares ideais, a época do ano, ficar atento às taxas de câmbio nas viagens internacionais, estabelecer um roteiro antes de partir, saber escolher as passagens aéreas. Confira abaixo os detalhes das dicas!

Passo a passo para economizar com viagens:

  • O primeiro passo é ser realista e definir o valor disponível para investir na viagem. Para chegar a um teto de gastos, é interessante analisar se existe uma renda que possa ser utilizada, como dinheiro economizado. Com um orçamento definido, é hora de pensar em destinos de viagem viáveis.
  • É importante verificar o custo de vida no local e os custos necessários para chegar lá. A partir daí, você pode escolher destinos que se encaixem no total de gastos previstos.
  • Viajar nas férias escolares e feriados, embora combine perfeitamente com a agenda, acaba sendo uma opção mais cara.
  • A dica para reduzir gastos é procurar roteiros e eventos gratuitos.
  • Prestar atenção na compra de passagens aéreas também é uma forma de garantir economia.
  • Uma orientação é não comprar moedas em casas de câmbio localizadas em aeroportos. Os valores costumam ser mais altos.
  • A dica é substituir os hotéis por acomodações alternativas, utilizando plataformas especializadas em aluguel de imóveis de férias. Albergues, pousadas, apartamentos e até casas podem apresentar valores mais acessíveis que hotéis. É possível encontrar opções aconchegantes e interessantes que não comprometem a qualidade e o charme da viagem.
  • Fuja dos restaurantes próximos às atrações turísticas. Essa prática está sendo cada vez mais utilizada e até garante um passeio diferenciado pelo destino escolhido. Para quem busca experiências diferenciadas, é possível comer em feiras livres e barracas. Estes costumam oferecer refeições típicas a preços mais baixos.