MELHORE O SEU SCORE com ESTAS dicas de Crédito Pessoal

Criamos este artigo completo sobre Crédito Pessoal para te ajudar a se manter informado sobre tudo que possa afetar sua vida financeira. Além disso, decidimos criar esta paráfrase sobre como melhorar sua pontuação.

Entender como sua análise de crédito é realizada pode ser um processo longo. Descrevemos fatos e dicas para ajudá-lo a entender o processo, bem como o que influencia os resultados, abaixo. Considere começar agora — esta é uma ótima oportunidade para ler com atenção!

O que é Crédito Pessoal ?

Muitas pessoas ficam surpresas quando seu crédito aumenta ou seu pedido de empréstimo é rejeitado. O problema é que mesmo aqueles sem nomes sujos podem não conseguir aumentar seu crédito.

Isso pode ser porque a pessoa tem uma baixa pontuação de arquivo de crédito. Mas para mudar isso, é preciso entender o que impulsiona esse tipo de decisão.

Então, como os bancos e outras instituições decidem quem recebe um empréstimo e quem não recebe? Para isso, é preciso avaliar parâmetros para verificar se os consumidores atendem ao perfil esperado pelas agências de fomento.

Eles avaliam o que é chamado de perfil de crédito ao consumidor ou pontuação de crédito. São dados obtidos por meio de agências como Serasa e Boa Vista SCPC que mostram a pontualidade dos consumidores no pagamento de suas dívidas.

Sendo assim, notas até 300 pontos apresentam um perfil com alto risco de calote; de 301 a 700, médio risco; e de 701 para cima, baixo risco. Por isso, quanto maior for sua nota, melhores são as suas chances de conseguir aumentar seu crédito.

A nota que um perfil recebe é baseada em diversos dados obtidos por esses sistemas, entre os quais estão pagamento em dia das contas, dívidas em aberto, quantidade de empréstimos pedidos, para nomear alguns. Caso queira consultar o seu score, você pode fazer isso, de graça, no próprio site do Serasa.

Para aumentar suas chances de aumentar o seu crédito, é importante ter um bom score nessa avaliação. Então, se o seu está abaixo do desejado, aí vão algumas boas práticas de como melhorar a sua pontuação final.

O que considerar ao fazer uma análise de Crédito Pessoal ?


Afinal, o que é observado durante o processo de análise de crédito? Essa é uma das principais preocupações dos consumidores brasileiros, pois as informações sobre o assunto nem sempre são precisas e confiáveis.

Com isso em mente, escolhemos então todos os fatores que levam em conta a liberação de créditos e decidimos acabar com esse mistério.

Se essa é uma de suas curiosidades, está na hora de conhecer e entender as situações e comportamentos que influenciam os resultados da sua análise de crédito, como a documentos necessária que são as seguintes:

  • nome completo;
  • CPF e RG;
  • idade;
  • telefones para contato;
  • nome do cônjuge ou companheiro;
  • comprovante de endereço;
  • referências pessoais;
  • profissão.

Cuidado com o cheque devolvido

Imagine esta situação: você vai lá, vende algo para um amigo, recebe um cheque dele, mas não recebe. Vender novamente não vai abalar sua confiança? Bem, o mundo do crédito não é tão diferente. Um cheque devolvido pode abalar a confiança do mercado em você. Se você não tiver fundos em sua conta para pagar, evite fazer compras com cheque.

Usa mais cartão e conta e menos o dinheiro vivo

Se você tem o hábito de sempre sacar dinheiro, reconsidere. Quando você usa muito dinheiro, o sistema não consegue ver seus gastos. Se você começar a usar mais seu cartão de débito ou crédito, isso mostra seus hábitos de consumo e, no caso de cartão de crédito, você pode lidar bem com a opção sem se envolver.

Saldo bancário baixo

Tenha cuidado se o saldo da sua conta bancária for muito baixo. Se você tiver um saldo mínimo negativo nos últimos três meses, sua pontuação está muito próxima de zero. Quanto maior o saldo, maior a sua pontuação.

Então, viu como é possível melhorar sua análise de crédito junto aos bancos? É preciso apenas saber os parâmetros normalmente utilizados e ter uma atitude mais proativa em relação às suas contas.