13° salário: quem receberá no final do ano?

O final do ano se aproxima, e com ele a expectativa de que milhões de assalariados no Brasil recebam seu 13° salário.

Todos os profissionais contratados com carteira assinada ou que exercem tais atividades em 2022 têm direito a esse abono extra!

O abono natalino é especialmente esperado por quem quer fazer suas compras de Natal ou remunerar contas não pagas. Mas quem tem direito ao benefício? Quando você será custeado? É possível receber tudo de uma vez? Saiba a seguir!

Quando o 13° salário será custeado em 2022?

As empresas devem remunerar pelo menos metade do 13° salário, entre 1º de fevereiro e 30 de novembro, de acordo com a lei 4.090, instituída em 13 de julho de 1962 pelo presidente João Goulart.

Normalmente é custeado antes do prazo de 30 de novembro. A exceção é quando um funcionário da CLT decide tirar férias em janeiro.

A outra metade do valor deve ser paga até 20 de dezembro. Se o salário do trabalhador for reajustado após o pagamento da primeira parcela, ele receberá a diferença com a segunda parcela.

De acordo com o texto da lei, a empresa não é obrigada a remunerar os honorários de todos os funcionários ao mesmo temp

Qual o valor do 13° salário?

O calculo do pagamento deve levar em consideração o salário bem como os valores relacionados ao salário que o funcionário recebe com frequencia ao longo do ano.

Isso inclui: horas extras, comissões, turnos noturnos, periculosidade e insalubridade. Esse valor aumentará proporcionalmente em etapas do 13° salário.

Mas as bolsas de transporte, alimentação, creche e participação nos lucros não contam. Caso o empregado aufira apenas um salário fixo, o 13° salário será igual ao salário de dezembro.

Se o funcionário trabalhou menos de 15 dias em seu primeiro mês na empresa esse mês não é recontado no calculo do 13° salário.

Quem tem direito ao 13° salário?

Todo trabalhador com contrato de trabalho tem direito a receber o equivalente a um mês de salário adicional, caso tenha trabalhado o ano todo na empresa.

Por exemplo, se você trabalha seis meses, recebe metade do décimo terceiro mês.

Quando será custeado o abono extra aos aposentados?

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já receberam os dois pagamentos em 2022. Este ano, o governo federal antecipou o pagamento dos benefícios.

Assim, cerca de 31 milhões de segurados já receberam o dinheiro. Pagos respectivamente o primeiro em maio e o segundo em junho.

Mas quem passou a receber o abono após maio, receberá parcela única em novembro.