Black Friday 2022: Confira Dicas Para Aproveitar As Melhores Ofertas

Com a aproximação do fim do ano, centenas de consumidores já buscam informações acerca da Black Friday 2022, época crucial para as compras de natal.

A (ABComm) divulgou um de crescimento para a Black Friday deste ano, com a expectativa da data movimentar R$ 6,05 bilhões apenas no comércio eletrônico.

O número de pedidos na última sexta-feira de novembro, data em que ocorre a Black Friday, deve chegar a 8,3 milhões neste ano.

A Black Friday já está bem consolidada no Brasil e promete preços bem interessantes a cada ano, movimentando a economia do país. Conhecida no mundo todo por inaugurar as compras para o natal.

Apesar de originalmente acontecer em único dia da semana, a Black Friday no Brasil se estende a várias semanas em que lojas de inúmeros segmentos.

O que é a Black Friday?

“Black Friday” é um termo de origem inglesa que, em português, pode ser traduzido como “Sexta-feira Preta”. A expressão surgiu nos Estados Unidos, por volta do final do século XX.

Com o intuito de promover a tradição, ela foi criada para denominar uma ação promocional massiva realizada por lojistas que, ao fim de cada ano, realizavam a tradicional “queima de estoque”.

Quando é a Black Friday ?

Originalmente, a Black Friday ocorria após a data comemorativa do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), na 4ª sexta-feira de novembro, dentro de um período de 24h.

Em 2022, a data cai em 25 de novembro.

Neste ano, a data promete ter mais força por ocorrer após uma trégua da pandemia da covid-19 e ser uma oportunidade dos consumidores comprarem presentes para as festividades de fim do ano.

Entretanto, varejistas de todo o Brasil, principalmente os de comércio on-line, já têm oferecido preços promocionais em uma espécie de “esquenta Black Friday”. Todavia, ainda tem aqueles, que preferem oferecer o desconto no começo do mês para não concorrer com outras lojas no dia oficial da comemoração.

Significado do nome Black Friday

Em contrapartida, apesar de ter uma conotação de alegria para os consumidores, a data ganhou este nome em um reflexo de insatisfação de policiais da Filadélfia, nos EUA, que precisavam trabalhar, anualmente no quarto fim de semana de novembro, por longas horas e lidar com diversas ocorrências.

Dessa forma, a data ficou restrita à Filadélfia até 1990. Assim, com a virada do milênio, os varejistas de todo o país perceberam que a data era uma grande chance de abrir o período de compras natalinas em grande estilo. Em 2001, o país viveu o maior momento da Black Friday, com promoções em todos os estados.

E assim os anos foram se passando, o sucesso atraiu os olhares dos vizinhos, como Canadá e México. Os canadenses instauraram a data após perceber que clientes fiéis dirigiam até as cidades dos EUA perto da fronteira para aproveitar os descontos. No México, a Black Friday ganhou o nome de El Buen Fin, ou o bom fim de semana, e ocorre na mesma data, mas é associada ao aniversário da revolução de 1910 do país latino.

VEJA MAIS: