Saiba Como Cuidar do Seu Dinheiro em Tempos de ALTA INFLAÇÃO

A inflação está em alta por todo o mundo. No qual, fez os bancos centrais de vários países elevarem as taxas de juros neste ano para tentar controlá-la, é possível que suas finanças estejam passando por um momento delicado e o mais provável, seria uma situação de incerteza em relação ao futuro.

Dessa forma, se as taxas de juros estão altas encarecem o crédito, dificultando a compra de um carro ou de uma casa, bens que pouquíssimas pessoas podem adquirir sem recorrer a um empréstimo.

Assim no dia-a-dia, quem se acostumou a usar o cartão de crédito para fazer as compras ou cobrir as contas do mês, agora está pagando juros bem mais altos, especialmente se deixam de pagar uma parcela.

As previsões indicam que o crescimento econômico no próximo ano será menor do que o atual, já que o aumento das taxas de juros não só encarece os empréstimos, como também desacelera a economia.

Então mediante tudo que está acontecendo, veja como você pode proteger seu dinheiro em meio a incerteza econômica.

Controle emocional

É muito importante manter a calma quando chega um momento de crise. Perder a calma é algo que não acontece apenas com quem administra o orçamento familiar. Também acontece com pequenos e grandes investidores de Wall Street, centro financeiro de Nova York, que se precipitam em vender ou comprar ações, sendo contagiados pelas decisões de outros players do mercado.

Se você tem investimentos, Dvorkin aconselha que se o vento não estiver favorável, às vezes vale a pena “fazer pouco ou nada”.

Assim, se você tem dívidas, seu salário não rende mais como antes, você tem medo de ser demitido ou seus investimentos estão caindo, o pior erro é, de acordo com os especialistas, tomar decisões irracionais motivadas pelo desespero do momento.

Refazer um orçamento do ZERO

É de suma importância num momento de instabilidade ajustar seu orçamento.

Para isso, você deve fazer uma lista com suas receitas e despesas ,identificando aqueles gastos desnecessários que você pode cortar do seu orçamento.

Existem diversas formas de fazer um orçamento e, sem dúvida, não há uma melhor do que a outra: o importante é encontrar aquela que funciona melhor para você.

Plano para quitar as dívidas e ter dinheiro

Acumulou! chegou o dia em que suas dívidas ficaram difíceis de ser pagas.

Nesse momento, pode ser que você esteja pagando a hipoteca da sua casa, o financiamento de um carro, um empréstimo bancário para cobrir uma emergência médica, o crédito universitário, além dos dois cartões de crédito que você sempre usou no dia a dia.

Assim, quando esse momento bola de neve chega, é necessário ordenar as dívidas da menor para a maior.

A ideia é pagar o mínimo de todas elas todos os meses, e colocar todo o dinheiro extra que tiver na menor dívida.

Portanto, quando essa dívida for quitada, você passa para a segunda menor, sem esquecer de fazer os pagamentos mínimos das demais.

E uma outra opção, também, seria renegociar a dívida com o banco, pedir prorrogações de prazo ou verificar se a instituição financeira oferece alguma outra alternativa para os devedores.

Vale ressaltar que ,você não perde nada tentando.

Poupe dinheiro e invista o mínimo que tiver

Economizar estando cheio de dívidas? Parece algo impossível né?

Entretanto, quem conseguiu arcar com todas as suas despesas, tem a missão de poupar uma parte, por menor que seja.

Existem diferentes tipos de poupança:

  • As economias de curto prazo são usadas para cobrir gastos como as próximas férias ou um carro novo. É uma economia específica para um determinado fim desde o início.
  • Depois, tem a poupança de longo prazo, cujo exemplo mais claro é a aposentadoria.
  • E o terceiro tipo de economia é aquele destinado a ter um “fundo de emergência”.

VEJA MAIS: