Governo Lula vai se dedicar a descobrir fraudes no Bolsa Família

O futuro ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), disse na manhã desta segunda-feira (26) que o novo governo deve rever o cadastro do Bolsa Família (rebatizado de Auxílio Brasil no governo Bolsonaro) dada a possibilidade de fraude. Para ele, a prioridade imediata assim é garantir o direito ao benefício daqueles que atendem aos requisitos estabelecidos.

Dias não citou o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas declarou que nos últimos meses houve várias denúncias de que o esquema foi usado em eleições. O futuro ministro disse que, por determinação do presidente assim eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Bolsa Família precisa ser eficiente: “[Vamos verificar] se alguém cometer fraude e for pago ilegalmente, certo? a lei”, assegurou.

Ele destacou que o crescimento dos domicílios unipessoais merece assim atenção. “Temos um recorde muito grande, não é? Cerca de 90 milhões de pessoas atendem. Tem coisas estranhas. O número de casas de uma pessoa só, aquela casa de uma pessoa só, cresceu muito”, comentou.

Pente fino

Dias destacou ainda a importância do preenchimento assim do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para garantir a eficácia do programa. “Isso vai garantir a eficiência da avaliação e da análise do banco de dados. Claro que faremos isso assim com muita responsabilidade e muito cuidado. O presidente quer que tudo seja feito de forma muito humana e evite injustiças.”

Por meio do pente fino do Bolsa Família 2023, será possível identificar fraudes e pagamentos a maior. Além disso, o governo federal também terá a oportunidade de realinhar o sistema de Cadastro Único (CadÚnico) e garantir sua eficácia, ameaçada pela eficácia do Auxílio Brasil.

Isso porque, no último ano, foram incluídos no Auxílio Brasil apenas os responsáveis ​​pela família, ou seja, os inscritos no CadÚnico. As regras do programa são assim claras de que apenas o chefe da família recebe benefícios. Como o Auxílio Brasil é limitado a um membro do grupo familiar, um grande número de famílias monoparentais tem surgido nos últimos meses, aumentando a fila de espera do programa.

Após a aprovação formal do Bolsa Família 2023, o futuro governo Lula anunciou que, no primeiro trimestre deste ano, pretende incluir quase 5 milhões de famílias monoparentais na folha de pagamento da nova transferência de renda. Mas afinal, que regras o governo analisa?

Quais são as regras do Bolsa Família 2023?

Apesar das discussões em curso sobre o retorno do Bolsa Família 2023, nenhuma informação oficial foi revelada sobre as regras do programa. Os detalhes não devem ser divulgados até que um projeto para regular as transferências de renda seja aprovado.

Obviamente, o Bolsa Família 2023 terá como alvo a população brasileira socialmente desfavorecida. Diferentemente do Auxílio Brasil, os futuros programas sociais visam restabelecer condições como a manutenção da boa frequência escolar e a renovação das carteiras de vacinação.

ultimas notícias: