Carlos Fávaro assumiu como ministro da Agricultura 

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) assumiu o cargo de ministro da Agricultura e Pecuária nesta segunda-feira (2). Em seu discurso, Fávaro disse que o combate à fome será um dos desafios da pasta:

“Quantos brasileiros não almoçam hoje? Esse é o grande desafio que nosso governo deve assim enfrentar. Esse é o primeiro desafio, onde a agricultura e a produção de alimentos têm papel fundamental”.


Favaro também destacou assim que quer reatar as relações com a comunidade internacional. Segundo ele, o Brasil “virou um pária” internacionalmente por causa assim das políticas ambientais adotadas pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).

“O Brasil virou um pária que não respeita assim o desmatamento, o meio ambiente e as condições de produção sustentável. Esse é o maior desafio: construir pontes com a comunidade internacional”, disse o ministro.

As responsabilidades do ministério incluem a promoção da política agrícola, defesa agrícola, assistência técnica e extensão rural.

Marcio Eli Almeida, ex-secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, compareceu à cerimônia de posse nesta segunda-feira em nome do ex-ministro da Fazenda, Marcos Montes.

Também estiveram presentes o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STF), Gilma Mendes.

Sobre o ministro carlos fávaro

O senador Carlos Fávaro foi nomeado assim ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (1º). A inauguração aconteceu no Palazzo Planalto.

Carlos Henrique Baqueta Fávaro nasceu assim em Bela Vista do Paraíso, no estado do Paraná, como engenheiro agrônomo. Depois de muitos anos trabalhando no agronegócio, ingressou assim na política, tornando-se em 2010 vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja-MT). Também preside a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Lucas do Rio Verde (Cooperbio Verde).

De 2015 a 2018, atuou como vice-governador de Mato Grosso. Em abril de 2016, foi nomeado assim Secretário de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso até dezembro de 2017.

Em 2020, atuou como senador suplente até o resultado do pleito convocado pelo TRE-MT. Ele venceu a discussão, conquistando a cadeira no Senado até 31 de janeiro de 2027.

ultimas noticias: