Ônibus Gratuito Para ESSAS Pessoas Através do CadÚnico

Quem se inscreveu no Cadastro Único (CadÚnico) tem, além de poder participar de programas sociais do governo federal, uma série de vantagens que muitas vezes desconhece. Uma delas, se trata da possibilidade do cidadão viajar de ônibus gratuito entre os estados federados.

Os beneficiários mais jovens podem obter o ID Jovem, um documento de identificação virtual para pessoas de baixa renda participantes do CadÚnico. Primeiro, além do uso gratuito de ônibus interestaduais, você também pode obter descontos de até 50% em teatros, cinemas e shows. Para obter este documento, o jovem deve ter entre 15 e 29 anos, independentemente de ser estudante.

Além disso, ele precisa estar inscrito no CadÚnico enquanto o NIS estiver ativo e com os dados atualizados há pelo menos dois anos. Além disso, sua renda familiar deve ser até dois salários mínimos (2.640 reais). No ato da inscrição, os jovens serão avaliados e, caso aprovados, gerarão um número NIS, que é utilizado para geração de documentos de identificação por meio do aplicativo.

Como solicitar o ID Jovem?

Inicialmente, se você deseja usar este documento, lembre de verificar se seu CadÚnico passou por atualização nos últimos 24 meses. Caso não tenha ocorrido, atualize o cadastro. É importante lembrar que esses benefícios valem também para quem não está estudando. Veja abaixo os requisitos para receber os benefícios:

  • Primeiro, você deve ser um jovem de baixa renda entre 15 e 29 anos;
  • Em segundo lugar, a renda familiar mensal não ultrapassa dois salários mínimos (2.424 reais);
  • Por fim, renovação de cadastro no CadÚnico nos últimos 24 meses.

Muitas pessoas também têm a dúvida quanto aos documentos requeridos para a solicitação do ônibus gratuito entre estados. OS CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) podem pedir comprovante de renda e residência. Veja a lista abaixo com todos os dados:

  • NIS (Número de Identificação Social);
  • nome completo;
  • nome da mãe;
  • data de nascimento.

Para emitir documentos, acesse o aplicativo ID Jovem (para Android e iOS) ou a plataforma do programa. Para se cadastrar, o NIS (Número de Identificação Social) deve ser informado. Alternativamente, você pode ir ao CRAS para se inscrever no Programa de Identidade Juvenil ou atualizar seus dados.

Veja também: