Janja Estava Presente na 1ª Reunião Ministerial de Lula

A primeira-dama do Brasil, Rosangela da Silva, a Janja, esteve presente no início da reunião ministerial, mas não participou. Ela entrou na sala, imprimiu fotos dos ministros na posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e saiu, não ficando durante a conversa a portas fechadas. Portanto, a primeira-dama estava na sala, mas não à mesa.

A primeira-dama, que coordenou a posse deste domingo, também tentou vetar a presença de jornalistas no tradicional coquetel para convidados do presidente no Itamaraty. Ele acha que os profissionais podem limitar a espontaneidade das cerca de 3.000 pessoas presentes. As tentativas de interferência criaram ruído entre petistas e aliados.

Além disso, os ministros não puderam entrar com celular na primeira reunião ministerial do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta sexta-feira, no Palácio do Planalto. Os equipamentos foram deixados em um armário do lado de fora da Sala Suprema no segundo andar do palácio.

Além de evitar vazamentos, resolva não distrair os participantes Lula não gostou que seu interlocutor olhasse para o celular durante a reunião. Os procedimentos que exigem que equipamentos sejam deixados do lado de fora costumam ser empregados rotineiramente pelo presidente.

O que Lula disse na reunião ministerial

O objetivo do encontro seria para os ministros apresentarem um plano de ação nos primeiros dias e discutissem a estrutura de suas pastas. Miriam Berchior, braço direito do ministro da Casa Civil, Rui Costa, também acompanhou a reunião da câmara alta, mas tal como Janja, não estiveram sentados à mesa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (06) que o governo tem uma tarefa “árdua”, mas “nobre”. Ele também elogiou as boas relações com o Congresso e os sindicatos para acabar com o clima de “briga familiar” que havia se instaurado.

Lula também exigiu respeito ao meio ambiente, à lei e à constituição enquanto falava na abertura da primeira reunião ministerial de seu terceiro mandato presidencial. Todos os 37 ministros participaram da reunião, segundo a assessoria do Palácio do Planalto. Desse modo, as reuniões começam pela manhã e terminam à tarde.

Sem citar nenhum ministro especificamente, Lula disse que não deixaria nenhum titular de pasta “no meio do caminho” em todo o governo. Além disso, também disse respeitar os sinais políticos que levam os ministros ao governo.

Veja também: