Primeira Dama Janja Critica o Que Bolsonaro Fez Com Palácio da Alvorada

Grandes danos, vazamentos e obras de arte perdidas. Segundo críticas da nova primeira-dama do país, Rosângela “Janja” da Silva, a residência oficial do presidente da República está em péssimo estado após quatro anos no poder de Jair Bolsonaro (PL). Desse modo, Lula também ficou decepcionado.

A primeira-dama, recebeu uma equipe da TV Globo em seu palácio em Brasília para destacar o que ela acredita ser o mau estado do prédio. Assim, Janja, que se casou com Lula em maio passado, disse que espaços vitais do ícone modernista estavam se deteriorando. Então, na câmera, ela mostra janelas quebradas, tapetes rasgados, pisos de madeira rachados, tetos com vazamentos, salões de baile sem mobília e outras dores de cabeça para novos ocupantes.

O que a primeira dama Janja e o presidente Lula acharam na mansão

Janja disse que uma quantidade desconhecida de móveis e obras de arte estava faltando, algumas danificadas pelo sol e outras caídas no chão como obras religiosas do século 19. Além disso, equipamentos eletrônicos estavam espalhados pela biblioteca, e Bolsonaro costumava transmitir ao vivo nas redes sociais.

A primeira-dama relatou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava realmente “um pouco desolado” ao entrar no Palácio da Alvorada, moradia oficial do presidente da República. Lula, de 77 anos, conhece bem o casarão, tendo morado ali nos dois últimos mandatos. Ao olhar para a condição atual da propriedade, portanto, se sentiu desolado.

“Ele ficou um pouco desolado. Ele morou um ano e meio com a Dona Marisa na Granja do Torto para pode fazer uma grande reforma (no Palácio da Alvorada). As obras foram restauradas, foi tudo deixado perfeito para em menos de dez anos estar nesse estado”, disse a primeira-dama

Novas reformas para arrumar o que foi deixado

A primeira-dama, de 56 anos, disse que o casal presidencial vai reformar a residência e inventariar móveis e obras de arte antes de se mudar. “O prédio é tombado”, disse Janja em entrevista exibida na TV Globo nesta quinta-feira, enquanto caminhava pelo palácio. “Estamos pensando em fazer o tombamento das coisas que estão dentro do Alvorada também, para que não aconteça mais isso, de um governante chegar e retirar as coisas que são patrimônio do Estado.”

Veja também: