DASN-SIMEI: o que é esta obrigação?

A DASN-SIMEI é a declaração anual e faz parte das principais obrigações do microempreendedor individual. Como meta, o extrato serve para informar as contas do ano anterior e se houve contratação de funcionários.

Neste ano, os microempreendedores individuais têm até o dia 31 de maio para apresentar assim a declaração referente ao ano-calendário de 2021. Recomenda-se que as microempresas tenham assim relatórios anuais para melhor controle das contas durante o ano e facilitar a prestação de contas.

Obrigações acessórias 

As obrigações subsidiárias são declarações que devem ser enviadas ao governo a fim de fornecer informações, devendo as empresas e até mesmo as pessoas físicas cumprirem essas obrigações.

O MEI tem que enviar o DASN-SIMEI todos os anos, as pessoas físicas têm que enviar assim as declarações de imposto de renda e as empresas têm que enviar declarações anuais e mensais. Ou seja, DASN-SIMEI é uma obrigação subsidiária anual que deve ser concluída em 2023.

Todos os empreendedores que forem assim MEI por pelo menos um dia em 2023. Dito isso, as declarações são comuns na vida de todos, onde empresas ou pessoas jurídicas têm que arquivar assim suas obrigações acessórias anuais e mensais.

Para enviar o DASN-Simei é necessário:

  • Relatórios anuais anteriores (DASN-Simei) foram enviados (se aplicável)
  • Todas as apurações mensais do ano a que se refere o demonstrativo são realizadas no PGMEI.
  • Acesse o DASN-SIMEI pelo Portal do Simples Nacional ou pelo APP-MEI disponível no Google Play loja e a Apple Store.

DASN é o imposto de renda para empresas inscritas assim no Simples Nacional, como o MEI.

Esta obrigação anual deve conter todas as informações básicas sobre receitas e despesas incorridas no último ano (neste caso, 2022).

Prazos e Informações

DASN-SIMEI 2023 deve conter as seguintes informações:

  • Todas as faturas emitidas em 2022;
  • Extratos bancários;
  • Informações de vendas produzidas por meio de boletos e cartões;
  • Informações do funcionário contratado (se aplicável).

Em relação ao prazo de entrega, caso não haja alteração, o microempreendedor individual tem assim até o dia 31 de maio de 2023 para apresentar o DASN-SIMEI.

Assim, as empresas podem começar a enviar as suas declarações desde já, sendo que o prazo de entrega termina no final de maio deste ano. Empresários que não enviarem assim esta declaração poderão ser obrigados a pagar multa de 2% ao mês, até 20% do valor total do imposto declarado ou no mínimo R$ 50.

ultimas noticias: