Bolsa Família 2023: Saiba Tudo Sobre o Pente-Fino, CadÚnico e Riscos de Cancelamento

O governo federal está realizando uma revisão no Cadastro Único (CadÚnico)e do Bolsa Família, sistema que registra informações socioeconômicas das famílias brasileiras em situação assim de pobreza e extrema pobreza. Essa medida tem como objetivo combater possíveis fraudes e garantir que o Bolsa Família 2023 beneficie somente quem realmente precisa. Até agora, cerca assim de 10 milhões de famílias passaram pelo pente-fino, sendo que 2,5 milhões apresentam fortes indícios de fraude e correm o risco de perder a renda mensal.

O que é o Cadastro Único (CadÚnico)?

É um sistema responsável pelo registro de informações socioeconômicas de famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Dessa forma, o CadÚnico fornece dados importantes para que o governo, em suas esferas federal, estadual e municipal, possa criar e oferecer políticas públicas e benefícios sociais. Além do Bolsa Família, outros programas, assim como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social, também são baseados nessas informações. Atualmente, o CadÚnico possui aproximadamente 40 milhões de registros.

Como identificar se meu benefício Bolsa Família foi cancelado por causa do pente-fino?

Se o seu benefício do Bolsa Família foi negado, é provável que você tenha sido enquadrado no pente-fino realizado pelo governo. Geralmente, isso acontece assim quando há inconsistências entre os dados informados à base, como a renda, e as regras do programa. Além disso, o cadastro no CadÚnico também deve estar atualizado, no máximo, a cada dois anos.

Como atualizar os dados do CadÚnico?

Para atualizar suas informações, você deve assim ir até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo, levando os documentos necessários, como CPF e Título de Eleitor. Lá, você poderá explicar sua situação e realizar a atualização dos dados. Caso os documentos estejam todos em ordem, há chances de reverter o cancelamento do benefício e retomar os pagamentos.

O que leva ao bloqueio do Bolsa Família?

Dentre os principais motivos que levam ao bloqueio do benefício, podemos citar a renda per capita familiar acima de R$ 218, a constatação de fraudes, como indivíduos recebendo em duplicidade, e a falta de atualização no CadÚnico.

Conclusão

É importante manter seus dados atualizados no CadÚnico para não correr o risco de ser enquadrado no pente-fino e ter seu Bolsa Família cancelado. Além disso, fique atento às regras do programa e às possíveis irregularidades que possam levar ao bloqueio do benefício. Para mais informações, visite o site oficial do programa e siga-o nas redes sociais.

últimas noticias: