Irregularidades em Postos de Combustível: 14 Estados Brasileiros Fiscalizados pela ANP

As ações aconteceram devido às mudanças na política de preços da Petrobras e tinham como objetivo vistoriar postos e distribuidoras de combustível líquido e GLP (gás de cozinha). Em quase todas as localidades visitadas foram encontradas irregularidades, sendo Mato Grosso e Distrito Federal as exceções.

Houve multas aplicadas?

Os estabelecimentos autuados pela ANP podem pagar multas que variam entre R$ 5 mil e R$ 5 milhões. Consumidores podem denunciar irregularidades no mercado de combustível diretamente no site da instituição ou pelo telefone 0800 970 0267 (ligação gratuita). 

Quais foram os principais problemas encontrados?

Entre os principais problemas encontrados estão a venda de combustível com teor alcoólico e massa diferentes do padrão exigido, falta de equipamentos para analisar a qualidade dos combustíveis, bomba medidora irregular, produto com irregularidades no volume, entre outros. Variando de acordo com o estado, os problemas encontrados podem chegar a comprometer a segurança dos consumidores e afetar a qualidade do produto adquirido.

Quais estados foram fiscalizados pela ANP?

Os estados que receberam a fiscalização da ANP são: Goiás, Pará, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Dentre eles, foram vistoriados postos de combustível, revendas de GLP, produtores de biodiesel, distribuidores e transportadores.

Com essa ação, a ANP busca garantir a qualidade do produto oferecido aos consumidores, bem como a segurança no uso de combustíveis. A fiscalização permite que sejam identificadas irregularidades no mercado, possibilitando a aplicação de multas e outras sanções aos estabelecimentos infratores. Além disso, é importante que os próprios consumidores estejam atentos e realizem denúncias caso suspeitem de irregularidades nos postos e distribuidoras em suas regiões. Essa iniciativa contribui para a construção de um mercado mais justo e seguro para todos.