Emergência em SP: Combate à Gripe Aviária atinge 8 Municípios e Impacta Consumo de Aves

No dia 15 de agosto de 2023, o Governo de São Paulo anunciou a decretação do estado de emergência. A medida, que terá validade de 180 dias, visa a combater a transmissão de gripe aviária em todo o estado. Essa implementação ocorreu a pedido do governo federal e foi realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A declaração de estado de emergência tem como principais objetivos facilitar o processo de tomada de providências e intensificar as ações de prevenção e controle da doença. Até o final da terceira-feira de agosto, foram registrados 13 casos de gripe aviária, todos em aves silvestres, em oito municípios paulistas.

Quais municípios foram afetados pelo vírus?

Os municípios que tiveram casos de gripe aviária são:

  • Caraguatatuba
  • Guarujá
  • Itanhaém
  • Praia Grande
  • Santos
  • São Sebastião
  • São Paulo
  • Ubatuba

O consumo de aves e ovos pode transmitir a doença?

Segundo a Secretaria de Agricultura de SP, o consumo de aves e ovos não transmite a doença. Portanto, a população pode manter a ingestão desses alimentos. Contudo, o órgão enfatiza a importância de ter cuidado ao manipular aves doentes ou mortas. Caso ocorra a suspeita da doença ou se constate a morte de uma ave, a Defesa Agropecuária deve ser acionada imediatamente.

O que é a gripe aviária e como surgiu no Brasil?

A gripe aviária é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus influenza aviária H5N1. No Brasil, os primeiros casos foram registrados em maio deste ano, com a confirmação de oito casos em aves silvestres, sete deles no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. Diante disso, o Ministério da Agricultura e Pecuária, em 23 de maio, declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, válido por 180 dias.

Essa medida também colocou em vigor a suspensão indeterminada da realização de eventos que promovam aglomeração de aves e da criação de aves ao ar livre ou em estabelecimentos registrados sem telas na parte superior dos piquetes.