Com Lula eleito o Preço da gasolina vai aumentar em 2023 ?

Uma pergunta que vem à mente dos brasileiros, principalmente após a eleição de Lula para presidente, tem a ver com os preços da gasolina. O custo da gasolina muda com frequência, dependendo da circulação de mercadorias e serviços (ICMS).

A propósito, uma parte considerável do valor da gasolina é formada por impostos. Além do ICMS, há os tributos relativos ao Programa de Integração Social (PIS) e ao Financiamento da Previdência Social (COFINS).

A composição dos preços da gasolina

De acordo com dados da ANP e do CEPEA/USP fornecidos pela Petrobras e divulgados pelo G1, os componentes do preço da gasolina estão distribuídos da seguinte forma: 9,5% do imposto federal; 13,2% do custo do etanol anidro – substância que é misturada à gasolina antes da venda; distribuição e transferência As vendas representaram 14,3% e a Petrobras, 38,8%.

O valor destinado a esses itens pode sofrer alterações, por exemplo, devido à redução da produção de petróleo, o que também encarece o combustível.

A gasolina vai aumentar com Lula?

Mas afinal, como o governo pode intervir? Os preços da gasolina vão subir sob o governo Lula?

O que aconteceu é que Jair Bolsonaro aprovou uma lei restringindo a aplicação de alíquotas de ICMS relativas a “combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte público”. Devido à natureza dessas indústrias, a ideia é conter o crescimento dessas indústrias.

Com essa nova política, ficam vedadas alíquotas de ICMS acima de 17%. Dessa forma, esses serviços considerados essenciais não podem mais assumir percentuais excessivos. Isso manteve os preços da gasolina em espera por um tempo, mas os preços subiram novamente.

Teremos que esperar para ver como o novo presidente vai lidar com a gasolina. Tudo o que acontece sobre os custos do combustível até o final de 2022 é resultado do governo de Jair Bolsonaro.